Produtividade

Como as equipes distribuídas podem ajudar sua empresa

Em muitos lugares do mundo, a tecnologia avançada permite que os funcionários trabalhem remotamente. Ferramentas como banda larga rápida aplicativos de reuniões online e compartilhamento de arquivos na nuvem tornam isso possível. Usando as ferramentas disponíveis hoje, as equipes distribuídas podem ter grande impacto positivo em sua pequena empresa. 

Quais são os diferentes tipos de equipes distribuídas?

Existem muitos tipos diferentes de equipes distribuídas. Vamos examinar alguns dos termos e as diferenças entre eles.

“Colocalização” descreve o processo de trabalhar na mesma tarefa no mesmo local. Historicamente, essa era a norma. Portanto, geralmente você não ouvia essa palavra com muita frequência.

A definição de trabalho “remoto” varia de empresa para empresa.

Os funcionários podem trabalhar no mesmo local central, mas podem trabalhar em casa durante parte do tempo ou todo o tempo. Eles estão na mesma área geral e podem ir ao escritório para reuniões e outros tipos de colaboração. 

Eles trabalham remotamente de um local central, mas operam como satélites vinculados a esse local ou, às vezes, a um fuso horário ou país. 

Uma “equipe distribuída” trabalha em qualquer local do mundo. As pessoas não estão vinculadas a nenhum local, país ou fuso horário específico.  

A falta de uma localização central significa que elas podem trabalhar a qualquer hora do dia ou da noite. Elas podem atender consumidores e clientes em todo o mundo. O trabalho pode continuar 24 horas por dia, sete dias por semana em diferentes fusos horários.  

Lembre-se de que o conhecimento sobre férias e feriados locais ajudará a definir expectativas. Os Estados Unidos têm um pequeno número de feriados federais em comparação com muitos outros países. Por outro lado, outros países têm mais tempo de férias padrão e feriados que você pode desconhecer. 

Com equipes distribuídas, é útil tentar aprender sobre as culturas de seus funcionários. Esteja atento às tradições deles, e eles o respeitarão. 

Quando você terceiriza um projeto, emprega um prestador de serviço a fim de realizar um projeto para sua empresa. Ele não trabalha para sua empresa, e você o paga individualmente, projeto a projeto. 

No entanto, esteja ciente de que existem certas restrições legais nos EUA em relação a funcionários contratados. Eles não podem trabalhar com as mesmas demandas que os funcionários regulares, ou você deve pagar impostos sobre o emprego.

Como essas opções de local de trabalho ajudam minha pequena empresa? 

Se alguns de seus funcionários puderem trabalhar remotamente, você precisará de menos espaço no escritório. Você poderá diminuir suas despesas gerais. 

Algumas empresas trabalham em um prédio com uma sala de conferência à qual têm acesso como parte do contrato de locação. Com essa configuração, podem realizar reuniões com toda a equipe, conforme necessário. Outras empresas se reúnem em locais públicos, como cafés. 

Trabalhadores terceirizados são uma ótima escolha quando você precisa de um conjunto de habilidades que sua equipe local não tem. Também são ideais para necessidades únicas ou pouco frequentes. 

Por exemplo, se você precisa de um logotipo, contratar um designer gráfico externo é uma boa opção. Não faria sentido contratar um designer gráfico em tempo integral para um pequeno projeto. Os prestadores de serviço de tecnologia da informação também costumam ser contratados somente para projetos específicos.

As equipes distribuídas beneficiam as pequenas empresas de várias maneiras. 

  • Suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Uma equipe distribuída permite gerenciar e dar suporte a clientes e clientes em qualquer fuso horário. Sua empresa nunca precisa fechar.
  • Rapidez. Uma equipe distribuída significa que os funcionários de sua empresa podem transferir um projeto como uma equipe de revezamento. Quando o dia de trabalho termina nos EUA, o projeto pode se mover para outra parte do mundo onde o dia esteja apenas começando. Uma equipe distribuída eficiente pode concluir um projeto em um terço do tempo levado por uma equipe centralizada.  
  • Custos. Distribuir o trabalho sem levar em conta a localização significa que você pode selecionar o local mais econômico para cada projeto.
  • Talento. Se sua localização é Atlanta, GA e há uma escassez de contadores na área, você pode encontrar um contador em um mercado sem escassez. 

Sobre o Autor

Leandro Lima
Leandro Lima
Leandro Lima é entusiasta da Computação em Nuvem e apaixonado por disseminar conhecimento sobre inovação e novas tecnologias. Especialista em Cibersegurança e Cloud Computing Atualmente exerce a função de Head de Tecnologia e Transformação Digital na DCIT TECNOLOGIA. Possui mais de 25 certificações profissionais em TI, dentre elas, Cisco CCNA / CCNP / ITIL / AWS Technical Professional / AWS Business Professional e AWS Solutions Architect Associate.