Cibersegurança Gestão de TI Segurança da Informação
Cobit: o que é?

Cobit: o que é?

COBIT é uma estrutura de gerenciamento de TI, desenvolvida pela ISACA (Information Systems Audit and Control Association) e que foi lançada em 1996, para ajudar as empresas a desenvolver, organizar e implementar estratégias em torno do gerenciamento e governança da informação.

COBIT significa Objetivos de Controle para Informação e Tecnologia Relacionada (sigla do inglês “Control Objectives for Information and Related Technology”) e seu principal objetivo é gerar valor para a corporação e seus sistemas.

O COBIT foi inicialmente projetado como um conjunto de objetivos de controle de TI, para ajudar a comunidade de auditoria financeira a navegar melhor pelo crescimento dos ambientes de TI. É um padrão amplamente reconhecido, que pode ser aplicado a qualquer organização em qualquer departamento. No geral, o COBIT garante qualidade, controle e confiabilidade dos sistemas de informação em uma organização, o que também é o aspecto mais importante de toda empresa moderna.

Depois da primeira versão em 1996, algumas outras versões vêm sendo lançadas no decorrer dos anos, com atualizações e melhorias.

Em 1998, a ISACA lançou a versão 2, que expandiu a estrutura para ser aplicada fora da comunidade de auditoria. Posteriormente, na década de 2000, a ISACA desenvolveu a versão 3, que trouxe as técnicas de gestão de TI e governança da informação, hoje encontradas no framework.

Em 2005, o COBIT 4 foi lançado, seguido pelo COBIT 4.1 em 2007. Mais informações sobre governança de TI e comunicação foram incluídas através dessas atualizações. Em 2012, foi lançado o COBIT 5 e, em 2013, a ISACA lançou um add-on para o COBIT 5, que incluiu mais informações para as empresas, sobre gestão de riscos e governança da informação.

A ISACA anunciou uma versão atualizada do COBIT em 2018, descartando o número da versão e batizando-o de COBIT 2019. Essa versão atualizada do COBIT, foi projetada para evoluir constantemente com “atualizações mais frequentes e fluidas”, segundo a ISACA. O COBIT 2019 foi introduzido para construir estratégias de governança que são mais flexíveis, colaborativas e abordam tecnologias novas e em constante mudança.

Além da posição elevada em estruturas de negócios, o COBIT é legitimado sob vários padrões internacionais, incluindo ITIL, CMMI, COSO, PRINCE2, TOGAF, PMBOK, TOGAF e ISO 27000. O COBIT atua como um integrador de diretrizes, fundindo todas as soluções em um único modelo holístico.

Componentes do COBIT

Estrutura: Organiza as metas de governança de TI, por meio da execução de práticas recomendadas em vários processos e domínios, ao mesmo tempo que vincula os requisitos de negócios.

Descrições de processos: Incluem planejamento, construção, execução e monitoramento de todos os processos de TI. É um modelo de referência e também atua como padronização de linguagem para a organização.

Objetivos de Controle: Fornece uma lista completa de requisitos, que foram considerados eficazes para o controle dos negócios de TI.

Modelos de Maturidade: Acessa a maturidade e a capacidade de cada processo, enquanto aborda as lacunas.

Diretrizes de Gestão: Ajuda na melhor atribuição de responsabilidades, medindo desempenhos, concordando em objetivos comuns e ilustrando melhores inter-relacionamentos com todos os outros processos.

Por que a versão mais utilizada é o COBIT 5.0?

Uma grande empresa de TI descobriu que as práticas do COBIT podem realmente levar a uma situação, em que todas as partes interessadas repassaram as tarefas ao longo da linha. Os críticos afirmam que o COBIT 5.0 encoraja a papelada e as regras de rotina, em vez de meramente promover compromissos de governança de TI e melhorar a responsabilidade. 

O COBIT 5.0 tratou todas as críticas de maneira sustentável, sendo capaz de incentivar as organizações a governar e gerenciar as informações, de maneira mais holística e integrada. 

O COBIT 5.0 é orientado por princípios, que são:

  • Atender às necessidades das partes interessadas;
  • Cobrir toda a empresa de ponta a ponta;
  • Aplicar uma única estrutura integrada;
  • Garantir uma abordagem holística para a tomada de decisões de negócios;
  • Separar a governança da gestão.

Com certa frequência, o COBIT 5.0 foi reconhecido por sua capacidade de reduzir o risco de implementações de TI. As iniciativas de TI, normalmente, exigem adaptações rápidas e ágeis que, simultaneamente, precisam de aquisições regulares das partes interessadas e de outros usuários. A estrutura do COBIT 5.0, pode criar uma cultura colaborativa dentro da organização, abordando melhor as necessidades, riscos e benefícios de todos os planos de TI.

As vantagens da certificação COBIT 5.0

Uma certificação COBIT 5.0 não apenas prepara os profissionais para os desafios globais do processo de TI de negócios, mas também oferece uma quantidade substancial de informações de especialização sobre:

  • Problemas de gerenciamento de TI e como eles podem afetar as organizações;
  • Princípios de governança de TI e TI corporativa, estabelecendo as diferenças entre gerenciamento e governança;
  • Acessar as maneiras pelas quais os processos do COBIT 5.0 podem ajudar no estabelecimento dos cinco princípios básicos, junto com outros facilitadores;
  • Atuação do COBIT 5.0, com relação ao seu modelo de referência de processo e cascata de metas.

Importância do COBIT

Organizações governamentais e do setor privado utilizam o COBIT, pois ele auxilia no aumento da sensibilidade dos processos de TI, assim como empresas que são dependentes de tecnologia, visando garantir informações confiáveis e relevantes.

Atualmente, é utilizado globalmente por muitos gerentes de processos de negócios de TI,

para entregar valor à organização e melhores práticas de gerenciamento de risco, fazendo com que a integridade do sistema de informação seja mantida, através do modelo de controle COBIT.

Embora o mundo moderno esteja se movendo em direção a um ambiente de muitas tecnologias emergentes, incluindo consumerização, computação em nuvem, mídia social, big data e mobilidade, a informação e a TI podem facilmente se tornar novas moedas. Isso aumenta a taxa de sucesso de muitas organizações, mas ao mesmo tempo levanta outras questões desafiadoras e complexas de gerenciamento e governança para profissionais de segurança e líderes empresariais. O COBIT 5.0 é a chave que as empresas modernas precisam, para que os cenários de risco sejam solucionados com o poder da informação.

Se você estiver interessado em baixar o COBIT 5, clique aqui.